Codigo de ética USJ

Temos um compromisso com a ética
em todos os nossos negócios e
com nossos colaboradores.


Este canal de ética é dedicado à comunicação segura e, se desejada anônima, de condutas consideradas antiéticas ou que violem nossos princípios éticos.

As informações registradas nesta plataforma serão tratadas com total sigilo e receberão o tratamento adequado para cada situação. A plataforma é especializada em garantir a confidencialidade e o correto encaminhamento de todas as manifestações. As denúncias poderão ser feitas por colaboradores, membros da comunidade e demais partes interessadas.

Canal de ética: faleconosco-usj.pollvo.com

Seu relato pode ser feito também pelos seguintes canais:
• Telefone: 0800 940 0523
• E-mail: faleconosco@usj.com.br

Entenda as etapas



Passo 1

A parte interessada acessa o Canal de Ética, seleciona a forma de comunicação com a empresa e envia as informações. Após isso, um protocolo de acompanhamento é gerado.


Passo 2

Os responsáveis pelo Canal de Ética recebem a ocorrência, realizam uma análise detalhada e definem o processo de investigação, designando quem conduzirá o caso.


Passo 3

As ocorrências são encaminhadas para diligência adequada, seguindo o processo correto de investigação e resolução.


Passo 4

O interessado acompanha a evolução e o desenvolvimento da resolução por meio da plataforma eletrônica, utilizando o protocolo.


Passo 5

O retorno sobre a ocorrência, após análise da consistência da investigação e resolução, é finalizado e registrado no Canal de Ética.


Saiba quando fazer uma denuncia

Nosso canal de denúncias está aberto a colaboradores, membros da comunidade e demais partes interessadas para relatar, se desejado, anonimamente, comportamentos que violem nossos princípios éticos e normas de conduta. Denúncias de assédio, discriminação, fraude, corrupção ou outras condutas impróprias serão tratadas com seriedade, confidencialidade e imparcialidade, assegurando as medidas necessárias.



Diretrizes de Conduta Profissional

A conduta ética é um dos pilares do desenvolvimento da USJ. Esse compromisso, refletido em nossos valores, orienta as ações e decisões de nossos colaboradores e das partes interessadas. As Diretrizes de Conduta Profissional da USJ estabelecem as bases para nosso relacionamento com os principais públicos envolvidos, garantindo transparência e responsabilidade em cada interação.


Perguntas Frequentes

Tem dúvidas sobre o Canal de Ética da Usina São João? Abaixo, você encontra as respostas para as questões mais frequentes.

Quem pode denunciar?

Colaboradores, membros da comunidade e partes interessadas podem utilizar o Canal de Ética para reportar qualquer situação que considerem necessária.

Quando fazer uma denúncia?

Você pode denunciar sempre que achar necessário. Contudo, antes disso, considere a possibilidade de conversar com seu gestor ou com a supervisão responsável pela pessoa envolvida, caso isso seja possível.

Quais são os Canais de Denúncia?

• Escolha um dos canais abaixo para registrar seu relato:
• Canal de Ética: faleconosco-usj.pollvo.com
• Telefone: 0800 940 0523
• E-mail: faleconosco@usj.com.br

Passo a Passo para Realizar uma Denúncia

1 - Acessar o Canal de Ética: Entre no site faleconosco-usj.pollvo.com, onde você poderá registrar e acompanhar suas denúncias.
2 - Registrar Nova Denúncia: Clique na opção “Registrar Nova Denúncia” e siga as 3 etapas de preenchimento do formulário.
3 - Escolha se deseja se identificar: É possível registrar uma denúncia de forma anônima. No entanto, caso queira receber atualizações, forneça um e-mail.
4 - Receba seu Protocolo: Ao final do processo, você receberá um código de protocolo e deverá registrar uma senha. Anote este código para acompanhar o andamento de sua denúncia.

As denúncias podem ser anônimas?

Sim, você pode optar pelo anonimato. Caso escolha se identificar, sua identidade será preservada com total sigilo.

Meu gestor saberá que fiz uma denúncia?

Não. A identidade do denunciante é protegida.

O denunciado saberá quem fez a denúncia?

Não. A situação será tratada com segurança e confidencialidade para proteger todas as partes.

Posso sofrer retaliações por fazer uma denúncia?

Não haverá retaliação contra quem utiliza o Canal de Ética de boa-fé. Não haverá penalidade ou exposição por fazer denúncia ou por participar de investigações decorrentes dela.

Quem recebe a denúncia?

Todas as denúncias são recebidas e analisadas por uma equipe dedicada ao Canal de Ética, que será responsável por conduzir as investigações de forma imparcial.

Como acompanhar minha denúncia?

Para verificar o andamento, acesse “Acompanhar denúncia” no site faleconosco-usj.pollvo.com e informe o protocolo e a senha. Caso tenha informado seu e-mail, você também receberá atualizações diretamente na sua caixa de entrada.

Qual é o tempo de apuração?

O tempo de apuração varia conforme a complexidade do relato.